“Mui grande é o seu arraial." (Joel 2.11)
Considere, minha alma, a grandeza do Senhor, que é a tua glória e defesa. Ele é um homem de guerra, Jeová é o seu nome. Todas as forças do céu estão à sua disposição, legiões aguardam em sua porta, querubins e serafins; santos, principados e potestades, estão todos atentos à sua vontade.
Se os nossos olhos não estiverem cegos pela oftalmia da carne, devemos ver cavalos e carruagens de fogo em redor do Senhor amado.
Os poderes da natureza estão sujeitos ao controle absoluto do Criador: ventos e tempestades, raios, chuva, neve e granizo, e os orvalhos suaves e o calor da luz do sol, vêm e vão segundo o seu decreto.
Terra, mar e ar, e os lugares debaixo da terra, são as tendas dos grandes exércitos de Jeová; o espaço é seu parque de campismo, a luz é a sua bandeira, e a chama é a sua espada. Quando se levanta para a guerra, a fome devasta a terra, a peste fere as nações, o furacão varre o mar, o tornado abala os montes, e o terremoto faz com que o mundo sólido trema.
Quanto às criaturas animadas , todas elas possuem o seu domínio, e desde o grande peixe que engoliu o profeta, até "todos os tipos de moscas", que atormentaram o campo de Zoã, todos são seus servos, e como o verme, a lagarta, e o gafanhoto, são esquadrões de seu grande exército, porque seu acampamento é muito grande.
Minha alma, faze com que estejas em paz com este poderoso Rei, sim, e ainda, não se esqueça de se alistar sob sua bandeira, porque a guerra contra ele é uma loucura, e servi-lo é a glória.
Jesus, Emanuel, Deus conosco, está pronto para receber os recrutas para o exército do Senhor: se ainda não estou alistado, deixe-me ir ter com ele antes que eu durma, e implore para ser aceito por seus méritos; e se eu já sou, como eu espero que seja, um soldado da cruz, deixe-me ter bom ânimo, porque o inimigo é impotente em comparação com o meu Senhor, cujo arraial é muito grande.
Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.