Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição
Parte 6
Vejamos agora as três últimas razões porque devemos ser diligentes para desenvolver nossa vida cristã:
8. Porque quanto mais diligente você for neste serviço, mais paz e mais lucro você acumulará para sua própria alma. Quanto mais paz você acumular, mais trabalhador você será.
"Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis", 2 Pe 3: 14
Seja diligente (diz o apóstolo). Para quê?
Para que possas ser encontrado por Cristo em paz, sem mácula e sem culpa.
"O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre". Isaías 32: 17
A obra da justiça é paz, e o efeito dela, quietude para sempre. Não é o simples hábito , ou ter a graça que é paz, mas é a operação, o ser industrioso nela, e a atuação disso em suas vidas que traz paz para sua alma.
Então, não trará apenas paz, mas também lucro. Posso dizer, como disse Salomão.
"O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se". Pv 10: 4
A mão do diligente enriquece. Estou certo de que a mão de um cristão diligente, que é trabalhador nos caminhos de Deus, o tornará rico em graça; quando aqueles que são preguiçosos espirituais chegarão à pobreza espiritual.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15: 58
Se, então você for diligente na obra da graça, não será em vão, mas conseguirá por tudo o que você faz no Senhor.
9. Porque você perdeu mais graça em pouco tempo, então pode sempre recuperar por toda a diligência que puder, caso não viva tanto tempo.
Você teve todas as graças uma vez em Adão, mas Adão por um bocado de fruto proibido perdeu toda aquela graça, que você agora não pode recuperar com pouca diligência.
Você deve orar até que não possa falar mais; como se cada palavra fosse um suspiro, cada suspiro uma lágrima, e cada lágrima uma gota de sangue, pois você nunca seria capaz de recuperar aquela graça que você perdeu em Adão.
Você obliterou a bela imagem de Deus. Você perdeu esse conhecimento por cometer um pecado, que não pode recuperar nem por dez mil Sermões, ou cumprindo dez mil deveres.
Não necessitas, pois, de diligência, visto que perdeste tanto em tão pouco tempo, que com toda a tua diligência, nunca recuperará totalmente?
10. Porque, o melhor de você viveu muito tempo usando diligência para condenar a si mesmo, ou então não se importando em salvar a si mesmo; um ou ambos, portanto você precisava começar o trabalho agora.
Amado, posso dizer o que Sêneca fez pelos pagãos, que grande parte da vida do homem se esgota em fazer o mal, a maior parte em não fazer nada, toda a vida de um homem em fazer outras coisas do que deveria.
Em verdade, assim posso dizer a vocês, grande parte de suas vidas foi passado em pecar e negligenciar sua salvação, em se esforçar para condenar sua própria alma; e se não for assim grosseiramente, eu acredito que uma grande parte tem passado afastada em não fazer nada para sua salvação - em não orar por salvação, em não ouvir por salvação, em não ler para salvação, em não lamentar por salvação, em não fazer nada para os céus; e se for assim que você assim gastou seu tempo, você tem um grande motivo agora, para colocar sua mão na obra e usar toda diligência nos assuntos relativos à sua salvação.
Um homem em uma jornada, que perdeu a maior parte de seu tempo no caminho precisou corrigir seu ritmo, quando voltou a entrar no caminho certo; então, se passamos a maior parte do nosso tempo em vão, nós precisaremos ter mais diligência para o tempo por vir.