Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição
Parte 9
4. Tome este cuidado que, embora toda a diligência que você possa fazer não possa ser meritória para que Deus o salve, no entanto tome isso como verdade, que quanto mais você abundar na indústria espiritual nos assuntos da alma, mais provável será que você receba maiores rendimentos de alegria e maior aumento de graça em sua alma.
Àquele que tem será dado, e ser-lhe-á dado com muito mais abundância, isto é, àquele que melhorou suas graças e as usou bem, elas serão dadas mais abundantemente: Foste fiel no pouco, tu governarás sobre muito.
"... Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor". Mt 25: 21
Quanto mais você age e quanto mais diligente for nos assuntos de sua alma, mais provável é que seja eminente e cresça em graça acima dos outros. É uma nota que um autor fez sobre o Apóstolo Paulo.
Paulo foi o mais eminente de todos os apóstolos; nenhum apóstolo o superou. Agora os teólogos perguntam a razão, por que Paulo deveria ser mais eminente do que o resto dos apóstolos que viram Cristo na carne, ao passo que Paulo o viu apenas em uma visão, e em nenhum outro lugar, no entanto Paulo era mais eminente do que qualquer outro apóstolo?
Eles dão esta razão: Paulo estava em trabalhos mais abundantes, era mais industrioso, colocando seus dons e graças em uso, e Deus abençoou essa industriosidade com um aumento das graças do Espírito de Deus que outros tiveram - de modo que, embora Deus não nos dê o céu para nosso crescimento na graça, contudo normalmente introduz uma maior medida e aumento dos dons sobre o bom uso deles enquanto estamos neste mundo.
Abra bem a boca e Deus a encherá. Quanto mais ampliados estivermos em nossos desejos e expectativas, mais seremos enchidos.
2. A segunda Aplicação é para Repreensão.
É assim, que em todos os assuntos relacionados com a alma devemos aplicar muita diligência?
Então, isso deveria ser um grande flagelo para aquela lentidão de espírito, de que a maioria dos homens no mundo é culpada.
Muitos homens são como Davi (1 Reis 1: 1), que quando envelheceu estava com tanto frio, que nenhuma roupa poderia aquecê-lo. Há muitos homens que provavelmente foram ardentes e zelosos na profissão; ainda assim, com o passar do tempo, eles ficam tão frios que nem todas as ordenanças podem aquecê-los.
Embora, normalmente as palavras dos sábios (diz Salomão) são como pregos e aguilhões - são como pregos para nos firmar no curso de uma profissão; são como aguilhões para nos colocar em ação.
Cada ordenança é como um aguilhão em nosso lado, ainda nos colocando em um curso de santidade: ainda, ó preguiça, e ó cadáver de espírito que jaz sobre os corações dos homens, eles caminham apenas a passos de lesma no caminho para o céu, ao passo que podem correr tão rápido quanto um dromedário nos caminhos do pecado.
A observação de um rabino é que o caracol, acima de todas as outras criaturas foi declarado por Deus como impuro , por causa de seu passo lento e indolente. Deus olha para você como um homem impuro e uma mulher impura, que tem um espírito preguiçoso e lento em questões de cristianismo.
Existem muitos homens que gostam de nenhuma outra vida senão de uma vida ociosa; eles nunca estão tão cansados, como estão cansados de fazer o bem e cansados de deveres; uma hora de sermão, um dia de jejum, um pouco de tempo para uma oração os cansa, ao passo que das ondas de vaidade e as de prazer, eles nunca se cansam.
Foi a fala daquele Epicure Marcus Lepidus, que deitado sob uma árvore sombreada em um dia de sol, espreguiçando-se, clama:
Oh, se Deus se desse ao trabalho de viver à vontade!
Tem muitos homens tão estúpidos quanto ele, pois eles podem desejar o seguinte:
"eu gostaria que Deus se sentasse em uma Taverna e esta fosse o caminho para ir para o céu; quisera Deus que andasse nos campos, me sentasse à porta no dia de domingo, que este fosse o caminho para o céu; muitos homens seriam salvos com mais facilidade"!
Por que, como isso deveria condenar aquela grande lentidão e ociosidade dos espíritos dos homens, que eles fazem tão pouco nas questões de interesses da alma?